Oportunidades no mercado de pipocas – Exemplo com a Planet Popcorn
April 12, 2024 | by The Wagner Santos

Você tem um negócio de pipocas ou gostaria de entrar nesse mercado? Ou simplesmente quer se inspirar em algum modelo de negócios? Então, este pode ser o conteúdo excelente para você.
Nesse novo quadro de posts, a gente vai reagir comentando sobre algumas formas de gerenciamento de negócios. E hoje vamos falar sobre a “Planet Popcorn” que é uma empresa que atua no ramo de pipocas nos Estados Unidos, e que passou na primeira temporada de “O Sócio“.
O negócio de pipocas
Sobre o cenário do ramo de pipocas:
No Brasil a pipoca é um lanche popular. Faz parte da nossa cultura comer pipoca!
Em algumas regiões esse consumo aumenta entre os meses de Junho a agosto por causa de eventos ligados a igreja Católica como a festa de São João e São Pedro por exemplo.
Mas no geral, o Brasileiro consome pipoca no ano inteiro em festas de aniversário, cinemas, parques e afins.
O Tamanho do mercado Global de Pipoca é estimado em mais de 8.7 Bilhões de dólares em 2024 e pode chegar a mais de 14 Bilhões em 2029. Quem sabe você não pode pegar uma fatia disso?
Contudo, vamos falar sobre a forma de gerenciamento da Planet Popcorn, acredito que podemos aprender algumas lições com essa empresa.
Sucesso da empresa em 10 anos
Na Primeira temporada episódio 3 da série de negócios o sócio, no ano de 2013, Sharla McBride pediu uma ajuda para o programa, pois a empresa estava passando por algumas dificuldades financeiras e poderia falir.
A Planet Popcorn é uma empresa que vende não somente pipocas, como também vende churros, crepes e bolo de funil em um excelente ponto na Down Town Disney, seus alimentos também eram vendidos em parques e feiras no sul da Califórnia.
Mas claro que tudo teve um começo, e lá atrás, a empreendedora Sharla McBride com apenas um carrinho de pipoca e 250 dólares ela fundou a empresa, e mais de 10 anos depois, a Planet estava possuindo uma equipe com mais de 30 funcionários.
Ela desenvolveu bem seu negócio aproveitando o mercado de pipocas, e deixou claro todo o potencial.
No ano de 2012 estava registrado que a empresa teve um faturamento de mais de 2,5 milhões de dólares, mas apesar de ter tido um faturamento incrível, seu negócio tinha uma dívida de 200 mil dólares.
Problemas visíveis da empresa
Marcus, apresentador do programa, chegou na empresa para ver como funcionava o empreendimento e percebeu alguns erros de gestão, por exemplo, não havia a caixa registradora para por os trocados das vendas, e que também não tinha câmeras.
Depois de ver como funcionava o negócio na prática, no parque da Disney, ele deu uma passada no escritório da empresa que fica em outro local da cidade.
Ele se deparou com um departamento cheio de papel desorganizado, e até mesmo com vários bolos de dinheiro no chão.
Ele pergunta sobre por que não havia um cofre, e a proprietária respondeu que pelo fato de ser uma empresa de confiança não era necessário a utilização de um cofre.
“Isso pode nos fazer refletir, será que estamos organizando bem os nossos negócios? Se parar pra pensar, se o escritório estava com papelada pra todo lado, as finanças poderiam também estar bem conturbada. Principalmente pra uma empresa que fatura milhões anualmente.“
Apesar disso tudo Marcus faz uma proposta, desde que ele tenha o controle total da empresa, e ela fica muito receosa de dar o controle total para um cara que é muito rico.
A visão do Marcus para a Planet Popcorn
Marcus viu que a empresa faturava 2,5 milhões de Dólares, ele acreditava que a empresa poderia ter uma escalada, e com as estratégias certas chegaria vender 10 Milhões de dólares por ano se:
A empresa tivesse um melhor gerenciamento, e se focasse muito mais nas pipocas. Ao invés de ter que se dedicar com crepes e aos bolo de funil que representavam juntos 20% do faturamento.
Para Marcus não fazia muito sentido ela se dedicar em outros alimentos já que ela é especialista em pipocas. Ele realmente acreditou que as pipocas dela tinha um potencial incrível de ser uma das melhores dos Estados Unidos naquele momento.
Ele acredita que focar inteiramente nas pipocas poderia ser a chave, e dessa forma haveria criatividade e inovação, mas diretamente ligado ao ramo de pipocas.
O sócio reestruturando a Planet Popcorn
Em vários momentos no programa, apresenta que a Sharla não estava aceitando bem a ideia do Marcus estar com 100% do controle total da empresa.
Mas depois deles fecharem acordo, Marcus começou melhorando algumas coisas como por exemplo, o sistema de armazenamento de dinheiro.
Ele achou ridículo aquela situação de ter encontrado dinheiro no chão do escritório, então pra esse problema, ele implementou um sistema que teria a certeza de que quando recebessem dinheiro ele fosse para um lugar apropriado, como por exemplo um cofre.
O escritório da empresa estava muito desorganizado, tinha papel pra todo lado, sujeira acumulada, e realmente existem empresas que são assim.
Marcus então optou por pararem com tudo, e fez uma limpeza no escritório junto com a equipe. O escritório, apesar de não estar no mesmo local onde funciona a operação da empresa, deveria ser exemplo de organização.
No quiosque, eles Instalaram câmeras para a segurança do dinheiro, para melhorar o controle de dinheiro, dessa forma o dinheiro poderia ser controlado por todas as pessoas da equipe já que todos estão sendo observados pela câmera.
Também foi incorporado um registro de vendas, para o melhor controle do registro de estoque e vendas diariamente, ou seja, questões que poderiam estar discutindo somente uma vez do mês, poderia haver reparação diariamente.
A importância do Digital no negócio físico
Esse episódio é de 2013, mas aborda um tema que até hoje é subestimado por muita gente no Brasil sobre a necessidade de entrar no digital.
Marcus viu potencial na empresa e antes mesmo de fechar acordo com a dona do negócio, ele adquiriu o site da planetpopcorn. E fez isso porque pretendia dar mais autoridade e aumentar as vendas por causa do site.
Muita gente não vê a necessidade de colocar o próprio negócio no digital, mas um site até hoje é capaz de aumentar a autoridade de um negócio e faze-lo faturar muito mais, se tornando em muitos negócios o principal meio de contato dos clientes.
Novas embalagens
Marcus Lemones (O Socio) propõe algumas outras mudanças como a logo da empresa, mas não pode colocar em pratica.
Uma proposta que ele fez qual foi bastante interessante para a empresa, foi a de variar a embalagem de pipoca. Antes vendiam apenas pipocas em saquinhos, com a dica do sócio passaram a vender Baldes de pipoca, dessa forma os clientes passariam a comprar o Balde uma vez, e os saquinhos seriam refíl.
Sendo que os baldes seriam vendidos num valor bem superior que os saquinhos e na mesma quantidade de pipoca.
Fim do acordo
Aconteceu que o Marcus começou a fazer uma revisão no sistema financeiro da empresa. Mas a dona do negócio se sentiu muito desconfortável quando ele começou as análises.
As coisas começam a ficar tensa quando o Marcus descobriu que estavam faltando 319 mil dólares, depois de uma apuração no Balanço da empresa.
Por causa disso, o Marcus tem uma leve discussão com ela qual diz que não saber ler o balanço do negócio, Marcus propõe ele levar um contador pra fazer uma melhor apuração da empresa.
Esse contador, que ele levou pra ver as finanças da Popcorn, descobriu que na verdade a empresa tinha lucrado ainda mais do que o Marcus havia apurado. Havia sumido um total de 400 mil dólares (320 mil + mais 80 mil que de alguma forma também haviam sumido).
Marcus Lemones que havia adquirido o site da empresa, acabou dando de presente pra ela. E tempo após esse episódio ajudou comprando uma máquina pra ela e tal. Mas não virou um sócio oficial da empresa.
A Planet Popcorn existe até hoje, porém perdeu contrato com a Disney.
Uma lição para empreendedores
Um dono pode pegar dinheiro do caixa da loja para comprar algo pra si?
Poder até pode, mas não deveria, pois isso está indo contra a gestão do negócio. Desde o início de um negócio, devemos ter a noção de que existe o dinheiro da empresa e o dinheiro pessoal.
Questões simples como essa, e tantas outras desorganizações foi o que atrapalhou a Planet Popcorn naquele momento. Um empreendedor tem de estar atento a essas questões, para que seus negócios não cheguem a falência por total descuido!
Acompanhe nosso canal no instagram ou telegram, assim não perderá os melhores conteúdos sobre negócios:
Telegram: https://t.me/relatodenegocios
WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaZMM7XAYlULMIUilY2j
RELATED POSTS
View all