Relato de Negócios

COMO AIRBNB DOMINOU O NEGÓCIO DE HOSPEDAGEM COMPARTILHADA?

April 29, 2024 | by The Wagner Santos

Airbnb hospedagem compartilhada

Hospedagem Compartilhada

Para aqueles que sempre estão viajando, com certeza conhecem o Airbnb, e caso você não saiba sobre o que se trata essa empresa, irei te explicar agora:

Airbnb é uma empresa que trabalha no ramo de hospedagem compartilhada. Você deve se perguntar: Mas o que significa hospedagem compartilhada?

A hospedagem compartilhada é uma prática em que as pessoas compartilham seus espaços residenciais com estranhos para hospedagem temporária.

Isso envolve a disponibilização de quartos, apartamentos, casas ou outras formas de acomodação para viajantes ou hóspedes que estejam procurando um espaço para ficar.

Em vez desses hospedes recorrer a hotéis tradicionais (como sempre aconteceu), eles podem reservar acomodações diretamente das pessoas que estão disponibilizando seu cantinho em troca de dinheiro, e a maioria das vezes isso é feito por meio de plataformas online especializadas.

E esse conceito tem se popularizado por empresas como a booking.com e AIRBNB, que conecta anfitriões que são as pessoas que possuem residências, e ofertam o aluguel aos hóspedes que são as pessoas que procuram por acomodações temporárias.

Fundação do AirBNB

Em Rhode Island, que é o menor estado dos EUA, dois amigos estudantes de Design, Brian Chesky e Joe Gebbia, tiveram a decisão de empreender na área em que sonhavam, eles partiram para a Califórnia viver em São Francisco.

Joe Gebbia criou seu estúdio de Design, mas conforme o tempo passava os recursos estavam diminuindo. O Aluguel de onde os dois amigos moravam estava aumentando, e um momento de crise pior poderia acontecer para eles.

Eles então tiveram uma incrível ideia: Em poucos meses iria ocorrer na cidade uma conferência de design, e os hotéis estavam lotados, logo, pensaram que poderiam acomodar alguém com colchão inflável e servir café da manhã.

Nathan Blecharczyk, na época um estudante de pós-graduação em Harvard e co-fundador do site de intercâmbio de livros chamado BookMapper, planejava comparecer à conferência, e foi procurando uma acomodação que encontrou o “Air Bed & Breakfast” que era a forma de acomodação criada na própria residência do Brian e Joe.

Então durante o compartilhamento de espaço para uma conferência de Design, o encontro casual entre Nathan, Joe e Brian se tornou o ponto de partida para a criação de uma das plataformas mais inovadoras da economia compartilhada. Em 2008 Nathan se juntou com os designers e se tornou o primeiro diretor de tecnologia da empresa.

As Primeiras Captações de fundos da AirBNB

Com a equipe já formada, o AirBNB necessitava arrecadar fundos para impulsionar o crescimento da empresa, e começou essa arrecadação de uma forma que algumas pessoas hoje criticam, mas que de certa forma mostra o empenho dos fundadores.

Uma das formas foi alugar espaço de onde moravam para eventos locais e filmagem, essa estratégia ajudou a cobrir as despesas enquanto eles trabalhavam no desenvolvimento da plataforma Airbnb

Outra forma de arredação foi aproveitando o período eleitoral de 2008, os fundadores então criaram edições limitadas de cereais temáticos chamados “Obama O’s” e “Cap’n McCain’s”.

Chega a ser um tanto engraçado, como aproveitaram aquela empolgação politica para vender cereais do Barack Obama, as caixas eram personalizadas e numeradas e vendidas a 40 dólares, conseguiram arrecadar fundos e também chamaram atenção para a empresa através da mídia.

Eles arrecadaram 30 mil dólares com os cereais, e um investimento de 20 mil dólares de um investidor chamado Paul Grahan que também deu suporte técnica para a empresa. Esse suporte foi muito importante, pois Paul Grahan era da Ycombinator, uma aceleradora de empreendimentos de startups, e era isso o que a empresa precisava.

Temos de lembrar que o AIRBNB foi fundado no ano em que estava iniciando a grande financeira crise dos Estados unidos, e as estratégias iniciais não apenas foram boas e necessárias para manter a empresa, mas também são fatores que destacam a criatividade e a determinação dos fundadores em encontrar soluções inovadoras para os desafios financeiros que estavam enfrentando naquele momento.

As top Série de Investimentos

O airbnb recebeu investimentos, que foram excelentes para a base da empresa, a cada ano seguinte a sua fundação, veja como foi:

  • Já em março de 2009, 7 meses após a fundação da Startup , o Airbnb recebeu seu primeiro grande investimento. A Sequoia Capital, que é uma empresa de capital de risco, investiu cerca de 7,2 milhões de dólares na empresa, fornecendo assim um impulso significativo pro Airbnb em termos de capital para expansão e desenvolvimento.
  • E um ano após em julho de 2010, o Airbnb levantou cerca de 7,2 milhões de dólares em uma rodada de financiamento de Série B liderada pela Founders Fund. 
  • Em 2011 que foi no terceiro ano consecutivo recebendo investimentos das capitais de risco, o ator Ashton Kutcher, conhecido por interpretar papeis como (a série de tv “Dois homens e meio” e filmes como “efeito borboleta”, ”Jobs” e também “a filha do chefe“), investiu no AirBNB por meio de sua empresa de investimento A-Grade Investments. Essa parceria não apenas trouxe capital adicional, mas também trouxe uma visibilidade significativa devido à notoriedade de Kutcher que é uma pessoa bem famosa.
  • No mesmo ano de 2011, Em uma rodada de financiamento de Série C, o Airbnb levantou mais de 112 milhões de dólares, liderada pela Andreessen Horowitz.

Acredito que olhando esse inicio de investimentos maçicos dá pra perceber como essa startup iniciou bem pra se tornar uma plataforma forte como é hoje.

Os fundadores do Airbnb continuaram seguindo seu plano de expansão, se adaptando às regulações de diferentes locais, ao atender às necessidades específicas de cada país ajudou a criar uma experiência mais localizada para os usuários da plataforma.

Fez parcerias com empresas, governos, e deve ter sido um verdadeiro trabalho ter que se adaptar a diferentes culturas em um cenário de negócios onde nem tudo era um mar de rosas.

Muitos empresários, ao se deparar com o cenário das regulações que a startup estava enfrentando, teriam desistido do negócio.

Em algumas jurisdições, as propriedades estão sujeitas a regulamentações de zonamento e uso residencial, e o aluguel a curto prazo pode ser proibido em determinadas áreas.

Logo, isso pode resultar em confrontos entre o Airbnb, os anfitriões e as autoridades locais sobre a legalidade dessas operações.

Algumas cidades exploraram ou implementaram regulamentações destinadas a controlar os preços de aluguel, especialmente em mercados onde a oferta de acomodações de curto prazo pode impactar o mercado imobiliário tradicional.

Dos desafios na pandemia aos dias de hoje

Em 2020 por causa do que estava ocorrendo, muitos temiam que fosse o fim da plataforma, a empresa teve que captar 2 bilhões de dólares em dívidas e teve que criar várias diretrizes importante para segurança dos usuários, e como o foco da Airbnb sempre foi em estadias de curto prazo, nesse período de lockdown, ela teve que fazer o inverso focando em estadias de longo prazo e de preferência em viagens nacionais, que era o que estava em demanda na época.

E por causa desse cenário, infelizmente a empresa teve que demitir 25% do quadro de funcionários, ou seja, quase 1900 pessoas.

Por causa disso a empresa teve que pegar em torno de 2 bilhões de dólares, e em dezembro de 2020 o Airbnb fez o IPO, que é a abertura de capital, marcando um passo importante para seguir consolidando as operações apesar dos desafios daquele ano.

O Airbnb revolucionou a indústria de hospedagem, proporcionando uma ampla variedade de opções de acomodação, desde quartos privativos em residências até casas inteiras e experiências únicas. Isso diversificou as escolhas dos viajantes e expandiu as oportunidades para os anfitriões locais.

Muitas comunidades locais se beneficiaram do fato de que pessoas comuns podem empreender alugando sua residência, e essa forma de geração de renda é incrível.

A presença do Airbnb também destacou desafios em relação a questões regulatórias e de conformidade com leis locais. Esse diálogo e a busca por soluções contribuíram muito para o debate sobre a economia compartilhada e seu papel no cenário econômico global.

Até o fim de 2023 o Airbnb contou com mais de 5 milhões de anfitriões, mais de 250 bilhões de dólares em ganhos diretamente para os anfitriões e mais de 1,5 bilhão de hospedes recebidos.

Recomendado ler algumas informações publicadas pela própria Airbnb:

Gostou do que leu? Então, considere se inscrever no canal do whatsapp ou do telegran relato de negócios. Você pode acessar o link abaixo:

Telegram: https://t.me/relatodenegocios

WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaZMM7XAYlULMIUilY2j

RELATED POSTS

View all

view all